sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pra Cego Ver


O Facebook é realmente uma rede social muito interessante, mas repleta de inacessibilidades para pessoas com deficiência: não há como incluir descrições para imagens, o conteúdo das páginas é atualizado dinamicamente com frequência fazendo que os programas leitores de telas percam o foco daquilo que se está lendo, vários aplicativos rodam em background tornando o site muito pesado e lento,… Estes são alguns dos motivos pelos quais centenas, não milhares, de pessoas cegas participam dessa rede. Inconformada com isso, e procurando criar um movimento que torne o Facebook mais acessível, Patrícia Silva de Jesus (Patrícia Braille) criou uma página chamada "Pra Cego Ver".

Veja a apresentação da página:
Atualmente, centenas de pessoas cegas usam o Facebook com auxílio de programas ledores de tela capazes de transformar em voz o conteúdo dos sites. Contudo, as imagens necessitam ser descritas, para que os ledores consigam identificar seu conteúdo.
Convido a todos para uma tarefa que vai transformar o Facebook em um espaço virtual mais acessível: ao postar em seu mural mensagens escritas dentro de imagens, que tal digitar o mesmo texto da imagem no campo destinado a apresentação das postagens e/ou fazer uma breve descrição?
Assim, as informações [úteis ou inúteis] e o riso, que atualmente são apenas dos que enxergam, passam a ser de muito mais pessoas.
Por um mundo mais acessível,
Patrícia Braille
www.palavrachaveonline.blogspot.com
www.patricitudes.blogspot.com
Entãoo venha CURTIR conosco o Pra Cego Ver.


Descrição da imagem: Fundo azul escuro. Um trio de ratinhos usando óculos escuros de sol e bengalas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário