Cursos

Biblioteca Acessível: Tecnologias Assistivas e atendimento a usuários com deficiência visual   
Ementa: A tecnologia como recurso promotor da autonomia da pessoa com deficiência visual. Os recursos tecnológicos gratuitos que atendem aos requisitos basilares de acessibilidade textual. Processos intersemióticos no contexto da acessibilidade. Acessibilidade atitudinal. 


De Olho no Braille
Ementa: O Sistema Braille: histórico e aplicabilidades. Aspectos imagéticos e táteis da escrita em relevo. A ludicidade como forma de acesso à leitura. 


Curso: Ler e brincar: Uma proposta acessível para crianças com ou sem deficiência visual
Ementa: Causas mais frequentes de deficiência visual [congênita ou adquirida]. Deficiência visual na infância e a intervenção precoce. A família, a escola e a sociedade e a chegada da criança com limitação visual. O universo textual e a formação do leitor com deficiência visual. A ludicidade na infância de pessoas visualmente limitadas. Os sentidos remanescentes. As Tecnologias Assistivas. O livro infantil como instrumento de inclusão social. Espaços inclusivos de lazer e leitura. Eliminação de barreiras atitudinais na infância. O profissional generalista e a interação com crianças com deficiência visual.


Pela Luz dos Olhos Teus: Audiodescrição em produtos editoriais
Ementa: O acesso à imagem, para pessoas com deficiência visual, por meio da Audiodescrição, associada às representações imagéticas em relevo e ao Sistema Braille. Nota Técnica 21/2012/ MEC / SECADI - Mecdaisy. Bases para um livro acessível.